quinta-feira, 13 de junho de 2013

Disney e o nazismo

Gente eu sei que eu prometi um post sobre festa junina mas depois de ver esse vídeo ,EU TINHA que falar sobre isso.Esse desenho é de 1943 .Mostra o nosso querido pato Donald imitando Hitler,sim,você leu direito ele imitava o Hitler .O desenho foi criado para instituir uma campanha anti - Alemanha( na época nazismo e Alemanha eram a mesma coisa ) e ganhou oscar de melhor animação  mas é claro ,que agora esse desenho ta banido...menos no meu blog

Lembrando que a disney já fez outro desenho sobre o nazismo...era sobre a infancia do Hitler...


Sim,o Brasil lutou nas guerras I e II .Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) tinha uma posição respaldada pela Convenção de Haia, mantendo-se inicialmente neutro, buscando não restringir o mercado a seus produtos de exportação, principalmente o café. Foi o único país latino-americano que participou da Primeira Guerra Mundial.

 Brasil oficialmente declarou neutralidade em 4 de agosto de 1914. Desta forma, somente um navio brasileiro, o Rio Branco, foi afundado por um submarino alemão nos primeiros anos da guerra em 3 de maio de 1916, mas este estava em águas restritas, operando a serviço inglês e com a maior parte de sua tripulação sendo composta por noruegueses, de forma que, apesar da comoção nacional que o fato gerou, não poderia ser considerado como um ataque ilegal dos alemães.
No início da guerra, apesar de neutro, o Brasil enfrentava uma situação social e econômica complicada. A sua economia era basicamente fundamentada na exportação de apenas um produto agrícola, o café. Como este não era essencial, suas exportações (e as rendas alfandegárias, a principal fonte de recursos do governo) diminuíram com o conflito. Isto se acentuou mais com o bloqueio alemão e, depois, com a proibição à importação de café feita pela Inglaterra em 1917, que passou a considerar o espaço de carga nos navios necessário para produtos mais vitais, haja vista as grandes perdas causadas pelos afundamentos de navios mercantes pelos alemães.
As relações entre Brasil e o Império Alemão foram abaladas pela decisão alemã de autorizar seus submarinos a afundar qualquer navio que entrasse nas zonas de bloqueio. No dia 5 de abril de 1917 o vapor brasileiro Paraná, um dos maiores navios da marinha mercante (4.466 toneladas), carregado de café, navegando de acordo com as exigências feitas a países neutros, foi torpedeado por um submarino alemão a milhas do cabo Barfleur, na França, e três brasileiros foram mortos.Depois dessa acabou neutralidade...ate porque isso deixou muitos brasileiros enraivecidos.

No dia 11 de abril de 1917 o Brasil rompeu relações diplomáticas com o bloco germânico, e, em 20 de maio, o navio Tijuca foi torpedeado perto da costa francesa por submarino alemão. Nos meses seguintes, o governo brasileiro confiscou 42 navios alemães que estavam em portos brasileiros, como uma indenização de guerra, essa quantia considerável de navios passou a corresponder a um quarto da frota brasileira.
No dia 27 de julho de 1917, o vapor brasileiro Lapa foi atingido por três tiros do canhão de um submarino alemão.
Em 18 de outubro de 1917, um outro navio mercante, Macau, foi torpedeado por submarino alemão U-93.
No dia 23 de outubro de 1917 o cargueiro nacional Macau, um dos navios arrestados, foi torpedeado por um submarino alemão U-93, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro.
Com a pressão popular contra a Alemanha, no dia 26 de outubro de 1917, o país declarou guerra à aliança germânica.
Em 4 de novembro de 1917, os navios Guaíba e Acari foram torpedeados por mesmo submarino alemão  U-151.

Ja na segunda guerra mundial o Brasil 
Essas bandeiras foram desenhadas por Walt Disney.Naquela Época tinha um ditado "o brasil só entra na guerra se a cobra fumar " Olhaa cobrinha fumando ai 

O Brasil vivia a era do estado novo e de novo nos queríamos ficar neutros mas não foi possivel e como nos entramos em guerra com o Eixo do mau (Japao,Italia e Alemanha)...os alemães de novo,afundaram os nossos navios.Que coisa repetitiva!

 Getúlio Vargas declarou guerra contra os italianos e alemães em agosto de 1942. Politicamente, o país buscava ampliar seu prestígio junto ao EUA e reforçar sua aliança política com os militares. No ano de 1943, foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), destacamento militar que lutava na Segunda Guerra Mundial. Somente quase um ano depois as tropas começaram a ser enviadas, inclusive com o auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).Foi em Fernando de Noronha que os soldados brasileiros tacharam o pau nos alemães e italianos 
A principal ação militar brasileira aconteceu principalmente na organização da campanha da Itália, onde os brasileiros foram para o combate ao lado das forças estadunidenses. Nesse breve período de tempo, mais de 25 mil soldados brasileiros foram enviados para a Europa. Apesar de entrarem em conflito com forças nazistas de segunda linha, o desempenho da FEB e da FAB foi considerado satisfatório, com a perda de 943 homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário