terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mulan a lá brasileira

Voces já devem ter visto o filme da Disney Mulan , a historia real de uma chinesa que se vestiu de homem e salvou a China .Mas o que voces nao sabem é que o Brasil também tem uma Mulan.


Maria Quitéria nasceu no sítio do Licurizeiro (Syagrus coronata), uma pequena propriedade no Arraial de São José das Itapororocas, na comarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira, atual município de Feira de Santana no estado da Bahia. A data mais aceita pelos pesquisadores para o seu nascimento é a de 1792. Foi a filha primogênita dos portugueses nascidos na colônia do Brasil Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Maria de Jesus.
Em 1803, tendo cerca de dez ou onze anos de idade, perdeu a mãe. Cinco meses após enviuvar, o pai casou-se em segundas núpcias com Eugênia Maria dos Santos, que veio a falecer pouco tempo depois, sem que da união nascessem filhos. A família mudou-se então para a fazenda [serra da Agulha].
Na nova residência, Gonçalo Alves casou-se pela terceira vez, com Maria Rosa de Brito, com quem teve mais três filhos. A nova madrasta, afirma-se, nunca concordou com os modos independentes de Maria Quitéria. Embora sem uma educação formal, uma vez que à época as escolas eram poucas e restritas aos grandes centros urbanos, Maria Quitéria aprendera a montar, a caçar e a usar armas de fogo, conhecimentos essenciais à época.
 Quando se alistou na guerra pela independência , o que por sinal o seu pai não autorizou  , ela se disfarçou de "Soldado Medeiros" , duas semanas depois a farsa foi descoberta ...Mas ao invés de prenderem Maria ...ela continuou no exercito tendo recebido a primeira cadete.
Além da comenda, foi promovida a Alfares de Linha, posto em que se reformou, tendo aproveitado a ocasião para pedir ao Imperador uma carta solicitando ao pai que a perdoasse por sua desobediência.

Perdoada pelo pai, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição.
Viúva, mudou-se para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber a parte que lhe cabia na herança pelo falecimento do pai no ano anterior. Desistindo do inventario, devido à morosidade da justiça, mudou-se com a filha para o Salvador, nas imediações de onde veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato.
Os seus restos mortais estão sepultados na Igreja do santíssimo Sacramento e San´t Ana  no bairro de Nazaré em Salvador.

Maria Quitéria é homenageada por uma medalha militar e por uma comenda com o seu nome, na Câmara Municipal de Salvador. Do mesmo modo, a Câmara Municipal de Feira de Santana instituiu a Comenda Maria Quitéria, para distinguir personalidades com reconhecida contribuição à municipalidade, e ergueu-lhe um monumento na cidade, no cruzamento da avenida Maria Quitéria com a Getúlio Vargas.
A sua iconografia mais conhecida é um retrato de corpo inteiro, pintado por Domenic Failutti , 1920 ,Presenteado pela Câmara Municipal de Cachoeira, integra atualmente o acervo do Museu Paulista, em São Paulo
Por Decreto da Presidência da República, datado de 28 de junho de 1996, Maria Quitéria foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. A sua imagem encontra-se em todos os quartéis, estabelecimentos e repartições militares da Força, por determinação ministerial.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Enquanto isso
















Nostalgia

O dia das crianças esta chegando e se você esta puto com a Disney channel como eu (QUERO A DISNEY CLÁSSICA DE VOLTA) se liga em alguns filmes que você pode assistir para matar a saudade do tempo de infância , porque afinal todos somos crianças la no fundo ( crianças grandes que podem beber , fumar , se reproduzir ,dirigir e o mais perigoso de todos , votar)



Quem nao se lembra da Branca de Neve (Eu nunca irei esquecer, e quem me conhece sabe disso) .O filme é de 1937 e dando a minha opinião é o melhor de todos

Eu gosto desse filme porque voce pode ver o momento Dark das historias , tipo, a princesa estava dormindo esse tempo todo....algum safado podia ter se aproveitado(na versao original , isso realmente aconteceu) .O filme é de 1951

A  historia fala de uma ricaça que ao morrer deixa tudo para os gatos(esse filme é precioso na minha infância ) mas olhando agora, eu também ficaria insatisfeita se a minha chefe deixasse tudo para os gatos enquanto eu gastei anos da minha vida para servi la .O filme é de 1970

O filme é de 1996, conta uma versão do livro de Victor Hugo,antes de ler o livro ....vejam esse filme (a versão disney mudou MUITA coisa da historia original , mas isso não tirou a graça do filme ) .A cena mais dramática do filme ( aposto que todos os homem reagem desse jeito a uma ereção) teve que ser refeito pois o conselho de censura dos EUA achou a primeira versão erótica demais ....Dá o que pensar !

domingo, 22 de setembro de 2013

Sessão nostalgia

 O momento nostalgia de hoje irá falar sobre a revista em quadrinhos ,Luluzinha , ou como é conhecida nos EUA , Little Lulu.Foi criada em 1935 por Marjorie Henderson Buell, conhecida como Marge. A primeira aparição da personagem foi numa charge que mostra a menina em frente aos noivos jogando cascas de banana no corredor duma igreja durante uma cerimônia de casamento.

Em 45, foi lançada pela Dell Comics a sua própria revista em quadrinhos, com roteiros e desenhos de John Stanley. Após de algum tempo, Irving Tripp assume a parte artística, deixando Stanley apenas com os roteiros. Incialmente tentou-se manter os mesmos traços de Marge, mas com o tempo, ocasionou um visual mais simples, juntamente com o modo dócil e apaziguador. Luluzinha já teve diversos desenhistas, pois há pelo menos quatro estilos. Na década de 70, os direitos de publicação dos personagens para as revistas são vendidos para a Western Publishing Company. A revista foi editada nos Estados Unidos até 1984 pelas editoras Gold Key e Whitman, ambas editaram também títulos em quadrinhos da Disney e dos personagens de Walter Lantz.

Mas esses são os dados informativos da revista ; Luluzinha , apareceu no Brasil em 1995 pela editora O cruzeiro . A personagem principal , Luluzinha é uma menina esperta , engraçada e que vive brigando com o Bolinha 9 um menino gordinho , a expressão "Clube do bolinha " vem desse personagem pois ele tinha um clubinho e não admitia garotas nele)

O legal dessa revistinha , era ver uma personagem feminina que não era sexualizada exageradamente , e podia tomar conta dela mesma. Em todos os problemas que aconteciam nos quadrinhos , Luluzinha nunca precisou ser "salva" por um menino

Podemos ver também a interação menino x menina nas revistinhas ( parecido com Monica X Cebolinha ) sabe, aquela velha historia " se um garoto gosta de você ...ele vai fazer bully " 

A historia não tinha um plot exatamente ( não era um mangá , ninguém tinha que derrotar algum vilão ou capturar as esferas do dragão ) se centravam num humor leve e simples!

Mas agora vem a parte chata , as pessoas tem uma mania de querer tudo teen (Turma da monica teen , Chico Bento Teen ....Tudo Teen agora)

Eu ganhei, semana passada, a revista Luluzinha teen ( foi de graça ) o que eu achei da revista foi ....DECEPCIONANTE ! 

Talvez , por eu ter lido a versão original  pode ter afetado meu julgamento ( mas acho difícil ) Luluzinha Teen , esta centrada em triângulos amorosos (Bolinha X Glorinha X Luluzinha ) o pior foi tentar brazileirar  os personagens  

Bom, pelo menos não botaram nenhum esteriótipo babaca . Em cada ediçao ,alem dos personagens estarem no Sec 21 , faz uma parodia de cada assunto conhecido

Eu não consigo gostar da Luluzinha Teen , nem do traço e dos desenhos de cada personagem , não entra na minha cabeça o porque de terem feito uma Luluzinha Teen.

Se voce estiver lendo esse post , leia a Luluzinha original antes da Teen e sinta a diferença ,cara , Old school supera os novatos !

É logico que eles fizeram essa revista para explorar o lance mais conhecido da historia " Bolinha gosta da Lulu ou da Glorinha ?" ( por isso falei que era um traingulo amoroso ,um bem falso , pois a Glorinha fica brincando com o Bolinha e um outro menino ....Ela deveria ficar sozinha , mas isso é a minha opinião )


Cara ,nem tinha celular na época da Luluzinha original ( anos 50 pessoal) . Enfim, Eu não recomendo ninguém a ler essa revistinha ( copia sem vergonha de mangá ) 

Termino esse post dizendo o seguinte : Os anos 90 foram fodas  sem ofensas para a nova geração !


Pedra do jacaré